quinta-feira, 24 de fevereiro de 2022

Paz e economia em crise

A guerra que se desenvolve entre Rússia e Ucrânia atenta contra a soberania de um País e põe em risco a paz naquela região. Com a invasão russa em território ucraniano, em apoio a iniciativas separatistas de movimentos em cidades daquele país, e contrariando tratados firmados, o governo russo acaba por demonstrar desrespeito a paz e a economia mundial.
A população da Ucrânia se vê, em curto espaço de tempo, sem acesso a serviços básicos e vendo seu lar se transformar em cenário de guerra. Sem fazer parte da União Europeia e com restrições para a locomoção, o povo afetado está em risco eminente e sem chance de deixar o país.
Sob o aspecto humanitário, trata-se de um desastre que tende a se alastrar. Civis estão tendo sua paz ameaçada e as consequências futuras são inimagináveis. Sob o aspecto econômico, trata-se de mais um elemento complicador, aliado a pandemia. Note-se: preços de produtos derivados de petróleo tendem a aumentar; as bolsas passarão por situação de queda; o dólar tem tendência de aumento. Neste contexto, a economia brasileira sofrerá grande impacto negativo. Via de regra, e se não for para libertação de um povo ameaçado, uma guerra nunca é bem vinda.
A história demonstra que são os civis os maiores atingidos. Crises humanitárias são uma das consequências decorrentes de conflitos internacionais e a economia perde em todo o mundo. A diplomacia tem que imperar. A Rússia deve retroceder, sob pena de estarmos próximos a uma intervenção militar de grandes proporções, para que se busque a paz na região do conflito.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.