sexta-feira, 19 de janeiro de 2018

Gerontologia é prevenção


Registrando a visita de duas cidadãs dedicadas à causa da saúde e do bem-estar do público idoso em Porto Alegre: Lorena Mitter e Zhélide Quevedo.
Elas vieram me convidar para o evento de fundação da Associação Nacional de Gerontologia do Rio Grande do Sul – ANG/RS, dentro da programação do III Fórum Social da Pessoa Idosa que acontece de 22 a 26 de janeiro. A gerontologia é a ciência que estuda o processo de envelhecimento humano com atenção às necessidades físicas, emocionais e sociais.
Sou uma apoiadora de todas as iniciativas que promovam a integração e a valorização da chamada terceira idade. É importantíssimo que sejam garantidos os direitos, a segurança e a qualidade de vida dos nossos idosos, que precisam de amparo, proteção, respeito e de um olhar especial nesse estágio da vida.
Em 2014, tive a oportunidade de organizar o minisseminário sobre a situação do idoso em Porto Alegre, gerado pelo trabalho da Cedecondh (Comissão de  Direitos Humanos, Defesa do Consumidor e Segurança Urbana), que trouxe muitas discussões e encaminhamentos produtivos para a Capital, que foi a primeira no Brasil identificada como “Cidade Amiga do Idoso”, mas que ainda precisa intensificar as políticas públicas voltadas a este segmento.

Com Lorena Mitter e Zhélide Quevedo, que é gerontóloga e organizadora da Sociedade de Gerontologia do RS









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.