segunda-feira, 15 de janeiro de 2018

Irresponsabilidade nas redes sociais

Cada vez mais me surpreendo com o comportamento de pessoas que se utilizam das redes sociais para emitir comentários inverídicos e agressivos. É de uma irresponsabilidade sem tamanho se valer dos meios virtuais para proferir ofensas e difamar a imagem de outras pessoas.
Hoje, o exercício da liberdade de expressão, um importante direito que a democracia conquistou, está banalizado. Esse direito não exime as pessoas de suas responsabilidades para com os seus interlocutores. É necessário respeito, prudência e coerência no trato social. 
Porém, infelizmente, vivemos a época do sem limite e do tudo pode. Nas redes sociais, tenho por convicção, respeitar as opiniões divergentes da minha, mas tenho por princípio avaliar os comentários que extrapolam o bom senso do convívio nas redes. Posso responder, ou não, mas o certo é que seleciono o que acredito acrescentar ao assunto e não tolero agressões e ofensas pessoais. 
Na esfera da internet, por exemplo, vejo tanta gente usar essa ferramenta como se fosse uma arma contra os outros, disparando tiros, ferindo pessoas na sua honra  e destruindo trajetórias de vida. Fico pasma. São atitudes incompreensíveis e só pode ser desequilibrado aquele que se arvora ao ataque por detrás de uma máquina. É inacreditável que pessoas assim consigam dormir à noite. Parece que lhes falta o  lógico racional, pois mostram que agem sem pensar nas consequências. E quando um desvairado desses pega pela frente um ofendido que resolve responsabilizá-lo na justiça, ah, aí é um drama mexicano. Fica claro que o mesmo esqueceu de uma parte importante: agir com responsabilidade.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.