quinta-feira, 18 de maio de 2017

18 de Maio - Dia Internacional dos Museus


Data importante que nos remete para esses espaços de preservação da cultura e da história, espaços de diálogo, de convívio, de inclusão e de transformação.
O Rio Grande do Sul é o estado com o maior número de museus do Brasil, com mais de quatrocentas instituições.
Relembro o meu período como Secretária da Cultura do Estado e das ações que foram feitas no primeiro ano da gestão, em 2007, decisivas para a continuidade das atividades de três museus vinculados à pasta.
No Museu Julio de Castilhos foram executadas obras urgentes de manutenção da estrutura, revitalização e pintura internas e replanejamento da museografia. 
No Museu de Comunicação Hipólito José da Costa foi possível recuperar o projeto que havia perdido prazos e recursos na gestão anterior e iniciar as reformas pelo programa Monumenta do Ministério da Cultura. 
No Museu de Arte do Rio Grande do Sul, uma parceria imediata com o Banrisul resolveu o problema crônico das instalações de ar-condicionado, o que permitiu a realização da Bienal do Mercosul e das demais exposições, inclusive internacionais, que não ocorreriam caso não houvesse condições de climatização.
A presença de museus numa cidade qualifica suas relações sociais.
Visitar museus e extrair o melhor de suas múltiplas atividades são hábitos que precisamos cultivar e estimular em nossas comunidades para as futuras gerações.
E aproveito para dar uma dica: a Noite dos Museus, proposta muito interessante que acontece neste sábado, dia 20, em dez espaços de Porto Alegre, que estarão abertos ao público até a meia noite. 

Informações no site: http://noitedosmuseus.com.br/site/


Uma recordação de visita ao Museu Militar com meu pai, Pedro Américo Leal

No Memorial do Colégio Teresa Verzeri, em Santo Ângelo

No Margs, Museu de Arte do Rio Grande do Sul

Me pronunciando como Secretária de Estado da Cultura do RS em evento do
Museu Julio de Castilhos...

...e na abertura do 11° Fórum Estadual de Museus







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.