sábado, 31 de outubro de 2009

Os livros e a leitura


A Feira do Livro de Porto Alegre está acontecendo e nesses 17 dias de evento são disponibilizados livros na Praça a céu aberto. Além de estimular a economia, o foco é despertar a população e visitantes da capital dos gaúchos para o contato com escritores, com a leitura, com ações educativas, e, principalmente, chamar a atenção para esse instrumento de formação e transmissão de conhecimento tão antigo, e tão necessário a todos nós, que é o livro.

Eu penso que o livro deveria ser um instrumento mais acessível, deveria estar nas mãos dos cidadãos comuns, deveria ser um direito de cada cidadão, pois seu poder de despertar a criatividade e o imaginário é imenso. As Feiras do Livro tentam democratizar mais o livro.

Eu acredito que para conquistarmos uma sociedade com mais qualidade de vida, é preciso que sejam alcançadas ferramentas para seu desenvolvimento social e cultural, e entre elas, estão os livros e a leitura.

Mesmo com as novas tecnologias e tantas promessas de fazer o livro entrar para o mundo eletrônico, para mim nada substitui o cheirinho do papel e a relação que cada pessoa estabelece com seu exemplar, o lugar onde gosta de ler e guardar seus livros. Livro é algo tão especial e íntimo que muitos sequer gostam de emprestar. E o mais valioso é que por trás de cada obra física há uma cabeça humana, uma mão humana, um escritor, um poeta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.