terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Nota oficial do Partido Progressista do Rio Grande do Sul



O Partido Progressista do Rio Grande do Sul - PP/RS, juntamente com suas Bancadas Federal e Estadual, reunidos nesta data (23/02/2015), tornam pública as deliberações e os pontos seguintes:

Que acompanhamos com muito entusiasmo e esperança a Operação Lava-Jato e esperamos que ela alcance políticos, servidores e empresários corruptos e tolerantes com a corrupção. Que ela sirva de exemplo de que o crime não compensa e de que a impunidade comece a ficar no passado.

Enfrentar a corrupção não é apenas um princípio partidário é um dever cívico. A corrupção é um mal político e social. É inaceitável que os recursos resultantes das contribuições via impostos e taxas, que com enorme sacrifício e generosidade nosso povo recolhe ao Governo e que deveriam ser destinados aos serviços públicos e as obras necessárias, sejam desviados destes objetivos para as contas e os bolsos de corruptos ativos e passivos. Recolhemos os tributos na esperança de que o Governo retribua os mesmos através de uma administração honesta, competente e socialmente justa.

Lamentavelmente não é o que ocorre com o atual Governo Federal, nem no plano da moralidade, nem no plano da eficiência dos serviços públicos. Temos o pior governo para enfrentar a maior crise moral que assola o país. A mentira virou não apenas estratégia para ganhar as eleições mas rotina dos governantes para enganar e iludir o povo.

Temos um Governo Federal com a marca da imoralidade e da incompetência, aliado a mediocridade ampla, geral e irrestrita.

Portanto, não concordamos com o apoio do PP Nacional ao Governo Federal. O PP Gaúcho é oposição ao Governo Petista.

Nossa posição se torna ainda mais desconfortável quando convivemos com notícias e informações de que integrantes do Partido estão envolvidos nessa espantosa corrupção organizada, inicialmente no comprovado Mensalão e, agora, no Petrolão.

São estas denuncias que fazem o Partido Progressista sangrar diariamente na mídia. Em resposta a Direção Nacional do PP diz, em nota oficial, apenas e tão somente que está a disposição para "colaborar" e que só poderá se posicionar após tomar conhecimento oficial.

Entendemos, sinceramente, que a resposta é muito menor que o tamanho do problema. Isso não consegue desfazer a imagem de cumplicidade do Partido ou de alguns de seus membros, com as acusações de corrupção.

Constrangidos amargamos este silêncio da Direção Nacional. Deveríamos ouvir, no mínimo, que o Partido não aceita a corrupção e que deseja a punição dos culpados.

Nós progressistas gaúchos somos diferentes, Por isso não hesitamos no passado em marcar nossaOPOSIÇÃO aos líderes nacionais do nosso Partido, quando estes se mostraram tolerantes com as denuncias de corrupção.

Hoje, novamente, somos levados a manifestar de forma vigorosa nossa OPOSIÇÃO, aos que pelos seus atos ou por omissão causam desgaste a imagem do Partido e criam constrangimentos aos que fazem a boa política.

Nós lutamos por uma causa. Não aceitamos que alguns desconheçam nossos compromissos com a honestidade e com a ética. Estes princípios, para nós, são inegociáveis e não servirão nunca como moeda de troca. Buscamos o poder pelos instrumentos democráticos de eleições livres e transparentes. Para nós o poder não pode ser buscado a qualquer custo e pelo qual se paga qualquer preço. Lembramos que cargos, poder e perdas políticas, são recuperáveis, mas as perdas éticas são definitivas.

Em nome desta história nos tornamos, no Rio Grande do Sul, um Partido grande, sério e respeitado.

Somos diferentes, e por isso vamos agir diferentemente de outro Partidos e mesmo, se for o caso, da Direção Nacional do Partido.

Não reivindicaremos para os nossos filiados que possam, eventualmente, aparecerem como envolvidos nos delitos graves da Operação Lava-Jato, nenhum privilégio e nenhuma proteção política do Partido que não esteja ao alcance do cidadão comum. Não temos compromisso com os erros. Também não nos precipitaremos em condená-los antes que fique evidenciada judicialmente suas responsabilidades. Entre a eventual denuncia e/ou abertura de inquéritos pela Procuradoria Geral da República e o desfecho do julgamento, esperamos que os denunciados aceitem as deliberações das instâncias partidárias do PP/RS.

O que precisa ficar claro é que o PP Gaúcho não será guardião de possíveis mal feitos ou desvios éticos.

Por outro lado, renovamos nossos compromissos de unidade e fidelidade as ideias e ao programa do Partido Progressista e que continuaremos a lutar para preservar sua imagem positiva, que não pode ser confundida com ações negativas de alguns

Vamos continuar juntos e solidários em respeito ao nosso patrimônio humano e político.

Temos um compromisso com a nossa valorosa base municipal - Prefeitos - Vice -Prefeitos e Vereadores e com mais de 210 mil filiados.

Vamos priorizar as eleições municipais de 2016, pois temos orgulho dos nossos líderes municipais. Eles nunca faltaram com o Partido. E nós não faltaremos com eles.

Finalmente, temos muitas tarefas e a grandiosidade das mesmas requer a participação de todos. Não é hora de diminuir é hora de somar. Não vamos nos dispersar, a democracia e o povo precisam do PP Gaúcho Unido e Forte.

                     Porto Alegre, 23 de fevereiro de 2015.

                                Celso Bernardi

                               Presidente do PP/RS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.