quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Pronunciamento na tribuna

Compartilho com os leitores, meu discurso na tribuna da Câmara de Vereadores sobre a situação da greve dos rodoviários: 

Crédito: Cristiane Moreira
Quero ocupar esta tribuna para registrar a minha satisfação por conta da atuação da Câmara de Vereadores, representada pela Mesa Diretora, na questão do transporte público, antecipando a reunião com o Tribunal de Contas do Estado, que seria realizada no dia 12 de fevereiro, para hoje, numa Sessão Extraordinária. Na pauta, a votação do relatório da Inspeção Especial sobre o Transporte Público da Capital.
Mas eu confesso que muitas coisas neste momento tomam conta tanto do meu coração, quanto da minha mente. Primeiro, porque sou filha de político e desde os meus cinco anos de idade acompanho a vida política do Rio Grande do Sul e a atuação do meu pai, que considero um grande mestre, porque jamais presenciei ele fazer algum tipo de política que não fosse em prol do cidadão gaúcho e do porto-alegrense.
E me pego estupefata, entre surpresa e chocada, porque vejo, em Porto Alegre, um quadro anárquico.
Muito bem, o direito à greve nós sabemos que é legítimo. Mas até que esta greve seja considerada ilegal. Escuto de todos os lados, leio artigos e vejo pela televisão que esse movimento tomou proporções além da conta, ou seja, tem um viés político. E isso não aceito, porque nós precisamos cuidar do bem maior, que é a vida. Aprendi muito cedo na minha casa a regra de ouro que devemos ter: não fazer para o outro o que não gostaria que me fizessem.
Lideranças vinculadas a vários partidos de esquerda, Bloco de Lutas, movimentos instigando este processo, o que é muito perigoso e pode gerar consequências trágicas, estão participando da greve. Não sou eu que estou dizendo, está em uma matéria publicada no jornal Zero Hora do dia 5 de fevereiro. 
Vejo diuturnamente a luta do Prefeito de Porto Alegre, e não é porque faço parte da base de governo , pois poderia ser o PSOL, o PT... Quem me conhece sabe que sou sempre pelo justo, em defesa do cidadão e seria a primeira a subir nesta tribuna e aplaudir – da mesma forma como, há alguns dias, cumprimentei o Secretário de Segurança (PT), quando ele fez uma manifestação contra os movimentos dos mascarados.
Fico muito surpresa ao escutar do  Sr. Governador, o maior mandatário deste Estado, se negar a oferecer segurança àqueles que querem trabalhar, tentam dirigir os veículos de transportes públicos e buscam prestar serviços essenciais ao povo.  
Agora, é estranho, quando esses mesmos movimentos vão para frente da sua casa, ele chama a Brigada Militar. É no mínimo um contrassenso! 
Ora, senhores, também me pego surpresa com a documentação que o sindicato está apresentando, solicitando o perdão dá multa, incluída na pauta de reivindicações. O sindicato que desacata a lei e se coloca acima da mesma, pede que seja perdoada a multa. 
Então, me pergunto: se a lei não vale para o sindicato, não vale para mais ninguém? Isso aqui virou a terra de ninguém, uma baderna, onde tudo pode ser feito. Se não gostei, saio contra e vou quebrando, vou prejudicando os cidadãos. 
É essa mensagem que fica para mim! Eu sinto muito, senhores. 
Penso que acima de tudo deve haver o cumprimento da lei. Eu já vi muitas greves, muitas manifestações - da saúde, dos professores... Agora, nós não podemos permitir que essas mobilizações vão além do limite e  se desacate a justiça. Eu não confio naqueles que desrespeitam a lei. 
Quero mais uma vez parabenizar os vereadores de Porto Alegre, representados pela Mesa Diretora, que conseguiram antecipar a sessão extraordinária do TCE. Também aproveito para mostrar este jornal com a matéria dos onze dias de greve, já tivemos na capital 46 ônibus depredados. Hoje, um ônibus tentou sair da garagem, ou seja, um motorista quis trabalhar e foi impedido por depredação. Está nesta matéria da Zero Hora (link no fim do post), vale a pena ler. 
É muito triste a gente chegar à conclusão que Porto Alegre virou a terra de ninguém.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.