segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Sábado com meus pais


Nada melhor do que ter tempo para a família e poder cuidar de quem a gente ama.
Adoro poder tirar um dia para dedicar aos meus pais e neste sábado consegui.
Liguei para minha mãe e disse que eles dois escolhessem o programa.
Adoraram a minha ideia e logo me passaram um bom roteiro: almoçar no restaurante Dado Garden Grill e depois passear no shopping Praia de Belas.
Foi maravilhoso e sinto que o passeio fez um bem enorme para nós três.

Almoço no Dado Garden, com seu Pedro Américo e dona Carmen Leal







domingo, 4 de agosto de 2013

Crônica do domingo


O meu domingo foi em casa, organizando minhas coisas. Aliás, eu gosto demais de ficar no meu canto comigo mesma.
Acordei cedo como de costume e tomei o café da manhã na cozinha, que tem uma mesa antiga, grande, onde posso espalhar todos os jornais do dia, recortando matérias que me interessam - esse é um hábito que adquiri quando cursei a faculdade de comunicação.
Acompanhada do meu inseparável radinho de pilha, eu vi o amanhecer cinzento e frio nascer. Por sinal, esse clima instável de inverno colaborou com meu rendimento hoje. Penso que São Pedro olhou para baixo e viu aqui uma política precisando de ajuda! 
É que ando com acúmulo de trabalho e a única forma de dar conta de tudo com qualidade é organizar muito bem a semana, que sempre chega com agenda cheia e por vezes tumultuada, sem contar que não tenho conseguido fazer isso no meu gabinete, porque é tanta coisa para atender que são raros os meus momentos sozinha. 
Usei o meu domingo para trabalhar em uma casa silenciosa. Só estávamos eu e meu marido. Meu filho Felipe foi para Gramado.
Em razão disso, hoje eu não caminhei como de costume e também não fui tomar cafezinho com a Juliana como sempre faço quando chego a pé no bairro dela, pois realmente precisava colocar demandas em dia e também me preparar para o programa de rádio que tenho à noite. 
O jornalista Milton Cardoso, que comanda o Band Repórter na rádio Band AM, ligou na sexta-feira à tarde me convidando para participar.  Na minha visão de jornalista, esse é o melhor programa de rádio aos domingos de noite. É impressionante a audiência do Milton. 
Não é de agora que defendo a tese de que o rádio é o mais completo veículo de comunicação. Ele tem um poder de alcance extraordinário, consegue atingir todas as classes sociais. A sua fácil mobilidade é o fator determinante, visto que a pessoa pode escutar as informações em qualquer lugar e em diferentes situações, ou seja, não é preciso parar de fazer alguma tarefa, já o mesmo não acontece com a televisão que requer olhos nas imagens.
Voltando ao meu relato desse domingo: depois de ter trabalhado boas horas no silêncio do meu escritório e resolvido uma série de coisas pendentes, decidido outras, criado textos, respondido e-mails e convites e conversado por telefone com duas lideranças políticas sobre a inusitada invasão da Câmara Municipal de POA, olho pela janela e constato que o sol chegou na hora certa me convidando a dar uma volta e respirar o ar da rua. 
Não pensei duas vezes. Troquei o robe e as pantufas por malha e tênis e saí.  
                               







sábado, 3 de agosto de 2013

Museu Julio de Castilhos

Hoje, aqui no blog, resgato uma postagem de março de 2010, quando na minha gestão na Secretaria de Estado da Cultura estava sendo realizada a recuperação da fachada em arenito da casa onde viveu Julio de Castilhos e que compõe a sede do museu que leva seu nome em Porto Alegre.
O Museu Julio de Castilhos volta a contar com esta casa que não estava sendo utilizado como deveria, pois necessitava de restauro total. Por isso a maior parte de seu acervo e as exposições eram localizadas na casa anexa.
Na postagem que falo, eu noticio a restauração da importante fachada do prédio, o que foi um primeiro passo para começar a resgatar o aspecto original da casa tombada e de tão grande valor histórico.
Desde a época da secretaria, eu guardo muito carinho por esta instituição e orgulho por ter contribuído para sua manutenção. 

30/03/2010

Enfim, obras no Museu Julio de Castilhos


Aqueles que me conhecem sabem que eu não sou uma Secretária de gabinete. Se tem coisa que eu aprecio é o contato direto com os projetos. Gosto de acompanhar de perto todas as ações da pasta da cultura. Estive no Museu Julio de Castilhos para verificar o andamento das obras de restauração da fachada, que está prestes a ser concluída. O prédio da instituição tem um dos poucos exemplares históricos de fachada em arenito do Estado. A previsão é que até o final do mês de maio de 2010 o trabalho esteja finalizado. Por se tratar de uma referência histórico-cultural, o imóvel precisa ser preservado para abrigar adequadamente seu acervo e para que as novas gerações também possam conhecer a casa onde morou o homem que introduziu o positivismo no Rio Grande do Sul. Os prédios foram tombados pelo Patrimônio Estadual em 1982. A primeira reforma aconteceu em 1981, no telhado e no forro, e a última foi em 1996. A ação do tempo e das intempéries climáticas levaram ao surgimento de rachaduras no reboco e problemas na sacada principal. As portas e janelas também precisaram ser restauradas. Estamos tendo todo o cuidado nesse trabalho. Sei que os tapumes em frente ao Museu são inconvinientes e peço desculpas à comunidade por isso, mas eles são necessários para que o trabalho ocorra com segurança e para muito em breve os gaúchos receberem de volta uma fachada em completa harmonia com a importância do prédio e da instituição que abriga. Importante registrar que a obra só está acontecendo porque conta com o apoio da CEEE, que está investindo R$ 255 mil nessa restauração.

Com a Diretora do IPHAE, Maria Beatriz Kother e o Diretor do Museu, Luiz Armando
Capra observando as pichações que seriam removidas 
Em frente a obra protegida por tapumes e redes







sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Feliz Aniversário, meu filho!

1° de agosto, dia do nascimento do meu filho Marcelo. 
À noite, comemoramos mais um aniversário dele, ao ar livre, no Paseo Zona Sul, jantando no Babbo Giovanni, um restaurante de comida italiana que ele adora.
A alegria é um ingrediente constante na vida do Marcelo, sempre bem humorado, sorridente, tranquilo, equilibrado e amoroso, basta ver a bela família que está construindo ao lado da Fernanda e da pequena Marcela. 
Desejo ao meu filho querido, que tanto me orgulha, muita saúde e sucesso.
Nas fotos, momentos captados lá no Paseo:

Com os meus meninos, Marcelo e Felipe

Meus três filhos, Marcelo, Felipe e Juliana. Unidos e amados

Marcelo com a sua sogra, Vera

Alexandre com o sogro do Marcelo, Fernando

Só as mulheres: eu, entre a Nanda e a Duda,
namorada do Felipe. Atrás, Juliana e Vera

O casal tão feliz: Fernanda e Marcelo

A filhota Marcela...
...e a prima Martina, afilhada do Marcelo e da Fernanda,
aproveitaram o tempo desenhando e...

...foram as criadoras desse maravilhoso bolo!






A volta do recesso


A semana foi de volta aos trabalhos na Câmara Municipal de Porto Alegre após os 15 dias de recesso que se seguiram aos oito dias em que o legislativo esteve invadido por manifestantes, quando fomos impedidos de ir e vir.  
Dia 29, segunda-feira, oficializei a entrega do cargo de líder do PP na Câmara ao vereador João Carlos Nedel. Fui designada como líder do Partido Progressista na ausência do vereador, que cumpriu uma viagem em julho.
Entreguei em mãos um relatório da minha atuação no período.
Nos acompanhou na audiência, o chefe-de-gabinete do Nedel, Walton Carpes, que aliás, quero agradecer pelo apoio e pela parceria que teve comigo e meu gabinete nesses dias.
Quarta-feira, a bancada do PP se reuniu com suas assessorias para fazer um balanço do crítico período da invasão, avaliações políticas e planejamentos conjuntos para o segundo semestre que inicia.
Na manhã do dia 1º de agosto, dia da volta do recesso, o prefeito José Fortunati reuniu toda a base do governo municipal no City Hotel, numa reunião que durou três horas, iniciando às 10 da manhã e finalizando com almoço. 
Presentes, secretários, presidentes dos partidos e vereadores.
E, na primeira sessão plenária, à tarde, tivemos momentos marcantes, acirrados e tensos, por conta dos pronunciamentos dos vereadores dos partidos do governo que dominaram a tribuna registrando suas impressões e opiniões sobre a invasão da Câmara, firmando ainda mais a clareza que temos de que o movimento, desde seu começo, não foi pacífico e que era claramente orquestrado.
Nas fotos, a ilustração da minha semana política:  

  
Entre o vereador Nedel e seu chefe-de-gabinete, o Carpes

Marcando a volta da bancada progressista.
Villela, eu e Nedel, com nossos assessores

Prefeito Fortunati e o vice, Sebastião Melo recebendo
a equipe de governo

Em meu pronunciamento onde rebati acusações da oposição e
segui na minha linha sobre a invasão criminosa e desordeira
            


                                                                                                                                                                    


                                                                               

quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Artigo "Um bem que se quebra"


Compartilho com o leitor do meu blog, meu artigo intitulado “Um bem que se quebra”, que foi publicado hoje, dia 1º de agosto, no jornal Zero Hora, e traz uma análise sobre a condição estabelecida aos vereadores de Porto Alegre após dois episódios recentes ocorridos na nossa Câmara Municipal. 
Na minha opinião, suas consequências estão sendo fatores determinantes de sérias mudanças.






O alimento do amor


1º de Agosto - Dia Mundial da Amamentação
ou do Aleitamento Materno
Iniciativas em todo o mundo divulgam a importância
dessa prática para mães e bebês.