quinta-feira, 21 de setembro de 2017

Saúdo o novo ano judaico que inicia!

Registro os meus votos de um novo ano muito doce e de paz à toda comunidade judaica gaúcha, com a qual tenho a alegria de conviver e interagir.
O povo judeu é um povo lutador e provido de enorme determinação, impulsionado por um saber milenar. É admirável a maneira com que preserva sua origem, sua história, suas tradições e sua cultura, bem como, seu espírito disposto e preparado para tudo, sempre na busca pela liberdade, pela dignidade e pela segurança de uma morada, de uma pátria que os una. O período do Rosh Hashaná, como é chamado o ano novo judaico, é um momento de extremo significado e importância. As famílias se encontram nas sinagogas para orações e reflexões sobre o ano que passou. Se reúnem em torno dos festejos e do jejum, plenos de espiritualidade.
O Rosh Hashaná deste ano 5.778 para os judeus, iniciou no entardecer de ontem, 20 de setembro, e dá início a um período de dez dias de penitência e oração que termina com o Yom Kipur.
São dias dedicados à renovação espiritual, de se pedir perdão pelos erros cometidos com seus semelhantes e festejar a expectativa por um novo ciclo que inicia.
Shaná Tová! Aos amigos, às famílias, à todas as entidades representativas que atuam de forma tão comprometida pela tradição judaica.



O mel, a maçã e a romã são símbolos da esperança de um ano novo doce e farto


A data de início do novo ano judaico ocorre sempre em setembro, apesar de ser
variável. Muitas vezes coincide com o dia ou o entorno da data máxima
dos gaúchos, o 20 de setembro, como neste ano. Esta imagem
simboliza bem a integração das culturas 






                                                  






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.